Campanha de Vacinação prossegue em Sapiranga e horário de atendimento é estendido
20/05/2019 16:51 em Novidades
Em andamento desde o dia 10 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue em Sapiranga para imunização dos grupos prioritários. Até o momento, 51,97% da população prevista para ser imunizada já procurou um posto de saúde e recebeu a vacina.
Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 10.121 pessoas integrantes dos grupos prioritários ainda não compareceram a uma unidade de saúde para serem imunizadas. Para facilitar o acesso da comunidade, entre segunda e sexta-feira, ou seja, de 20 a 24 de maio, a sala de vacina do Posto de Saúde do Centro, localizado na Av. João Correa, 1658, funcionará em horário estendido. A população dos grupos prioritários, nesses dias, poderão buscar a imunização até às 20 horas. Além do posto do Centro, em Sapiranga a ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das 7h30 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. As doses só não são disponibilizadas na UPA 24 Horas, na Unidade de Saúde Especializada (USE), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (ao lado do Hospital Sapiranga), porque estes locais são voltados a serviços de atendimento de emergência e de especialistas.
 
Cuidados para evitar contágio
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que está vigilante quanto aos episódios que envolvam a saúde pública e orienta sobre os cuidados preventivos que podem ser adotados para evitar o contágio, como por exemplo: lavagem frequentes das mãos; manter ambientes arejados; ao tossir e espirrar cobrir o nariz e a boca com lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de higiene pessoal.
 
Orientações e medicação
Na eventualidade de sintomas de gripe serem detectados, a comunidade deve procurar por atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. A enfermeira da unidade poderá avaliar e tomar conduta indicada para a situação.
Em caso de prescrição da medicação Oseltamivir ou Tamiflu, a Secretaria Municipal da Saúde os disponibiliza gratuitamente e os mesmos ser retirados junto a Vigilância Epidemiológica situado na Rua Getúlio Vargas, 505, Centro, e na UPA 24 horas.
 
 
Pessoas Imunizadas
Até o momento, a situação da Campanha em Sapiranga está com o seguinte cenário
 

GRUPOS PRIORITÁRIOS

COBERTURA VACINAL (%)

CRIANÇAS

33,32

TRABALHADORES DE SAÚDE

68,12

GESTANTES

50,17

PUÉRPERAS

44,37

IDOSOS

75,90

PROFESSORES

51,11

COMORBIDADES

39,96

TOTAL

51,97

COMENTÁRIOS